terça-feira, 2 de abril de 2013

A Primeira Serração Portátil Eléctrica Logosol em Portugal

A primeira serração portátil Logosol, equipada com uma serra eléctrica E5000 e alimentador eléctrico E37 Friction, chegou a Portugal pela mão da TimberBee, destinada à firma Albertino Santos e Filho, Lda., de Casal João Fernandes, município de Ansião, a 20 Km de Pombal.
A Albertino Santos e Filho, Lda. é uma empresa florestal, que se dedica ao abate e venda de madeira em toro, bem como lenha para calefacção. Esta pequena empresa demonstrou uma grande visão e pioneirismo, vendo na Logosol M8 uma ferramenta para inovar, adicionando, ao leque de produtos que já comercializa, uma vasta gama de madeiras trabalhadas, desde barrotes e vigas, a tábuas para cofragem e forro.
Na Sexta-feira passada, eu e o Carlos deslocámo-nos a Ansião, para montarmos o equipamento, que entretanto já tinha chegado da Suécia, e formar os novos proprietários na sua utilização.


Os nossos clientes: Albertino Santos e Filho (Paulo Santos), Lda.

Enquanto, no exterior, chovia torrencialmente, o Sr. Albertino e o filho, o Paulo, ajudaram na montagem do equipamento, iniciando, desta maneira, o processo de familiarização com o equipamento.


Os novos proprietários optaram por manter esta serração estacionária, alimentando-a com um gerador bastante potente, capaz de produzir corrente trifásica.

Com a M8 pronta a funcionar, o Sr. Albertino carrega-a com os toros a serrar, usando, para tal, os garfos do tractor florestal.


Transferindo os toros dos garfos para a M8. Um toro pode ser colocado, imediatamente, na mesa de corte, enquanto outro aguarda na rampa de alimentação.

Um dos primeiros cortes com a E5000. Esta serra eléctrica tem uma potência de 5 kW, equivalente a 6,7 cavalos. É muito potente!


Virando o toro, para mais um corte. Esta operação faz-se muito rapidamente. De notar o segundo toro, esperando a sua vez, na rampa de alimentação.


O Paulo Santos, a tomar o gosto à máquina. O tronco é imobilizado pelos grampos especiais que podem ser vistos na imagem.




Mais um corte. A electrosserra E5000 usa uma corrente Stihl PMX de baixo perfil, cujo desgaste na madeira não ultrapassa os 6 mm. Para além da maior rapidez, uma das grandes vantagens do motor eléctrico, em comparação com uma motosserra a gasolina, é que causa menos desgaste na corrente.

 
Nesta imagem pode ver-se o reservatório de óleo para a corrente, na E5000. O reservatório é transparente, permitindo que o operador possa controlar, permanentemente, o nível de óleo, certificando-se que a serra nunca opera em seco.


A corrente da electrosserra E5000 é capaz de serrar a uma velocidade de 22,5 m. Esta velocidade de corte requer um bom sistema de lubrificação, e, por esta razão, a E5000 está equipada com uma bomba de óleo muito eficiente, e o reservatório de óleo tem uma boa capacidade.

Depois de desbastado o toro, tendo proporcionado várias tábuas de madeira linha, temos um barrote que poderá ser usado, por exemplo, em construção em madeira. A imaginação é o limite para o que podemos serrar com uma M8!


Ao fim do dia, com o Sr. Albertino. Fomos extremamente bem recebidos pela família Santos (o bacalhau do almoço foi excelente!), o dia foi bastante interessante, conhecemos uma parte do país onde nunca tínhamos estado, e aprendemos com o Sr. Albertino e com o Paulo, tanto quanto eles aprenderam connosco.

Sr. Albertino e a sua nova serração Logosol M8. Damos lhe os parabéns pela sua visão e pelo seu pioneirismo, e fazemos votos para que o investimento contribua para criar prosperidade para a Albertino Santos e Filho, Lda. e para a família Santos!

Mais informações sobre as serrações portáteis e outros equipamentos Logosol poderão ser encontrados aqui, e na página da Logosol, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário