quinta-feira, 20 de junho de 2013

Timberjig no Alentejo

O nosso cliente António Copio, de São Luís, Odemira, enviou-nos estas imagens, em que documenta a sua primeira experiência com o Timberjig, da Logosol.

O Timberjig é um adaptador que permite transformar a nossa motosserra numa serração, e produzir tábuas, barrotes ou vigas, que poderão ser utilizados para, por exemplo, construir um anexo, ou uma habitação.

A primeira prancha. De notar, atrás, junto à motosserra, a tábua-guia que o António usou, anteriormente, para apoiar o Timberjig e fazer os primeiros cortes no toro.

Depois do primeiro e segundo cortes, criado o ângulo de 90º, podemos usar o Timberjig sem necessidade da tábua-guia, apoiando-o, simplesmente, nas duas superfícies que formam o ângulo recto.
 
O Timberjig é uma ferramenta bastante económica, que nos permite obtermos as nossas próprias tábuas (ou outras peças em madeira) directamente da floresta, com um mínimo de perturbação ou impacto ambiental. Pode ser usado com qualquer modelo de motosserra, desde que seja potentes e possua dois parafusos para fixação do sabre.

As capacidades do Timberjig poderão, no futuro, ser ampliadas com a adição de outros componentes Logosol, para formar equipamentos mais complexos, como o Big Mill Basic ou o Big Mill LSG.

O António Copio pretendia, precisamente, uma ferramenta económica que lhe desse a flexibilidade para obter o material para trabalhar na sua carpintaria, e, por essa razão, contactou a TimberBee, recebendo, dias depois, o seu Timberjig em sua casa. Se residir na região de Odemira e desejar contractar os serviços do António, pode encontrar o seu contacto na comunidade de utilizadores portugueses de equipamentos Logosol "Descubra um proprietário de um equipamento Logosol perto de si".

Sem comentários:

Enviar um comentário