domingo, 22 de maio de 2016

Como tem sido o curso de apicultura em Serralves?

Ser convidado para leccionar um curso de apicultura numa instituição como Serralves é, para mim, uma enorme honra. Serralves é conhecida pela qualidade dos seus programas, pelo que a fasquia é elevada e os participantes não esperam menos do que isso. Naturalmente, leccionar este curso é, também, uma enorme responsabilidade que abraço entusiasticamente.

Eu adoro partilhar o que sei. Neste curso temos como objectivo preparamos os alunos para poderem tratar, com confiança, as suas abelhas e poderem evoluir, como apicultores, à medida que vão ganhando mais experiência prática.

Embora a base deste curso seja preparar os participantes a trabalhar com as colmeias mais utilizadas em apicultura convencional, em Portugal, conhecimentos sobre a especificidade de colmeias utilizadas em apicultura naturalista, como a Top Bar, são, compreensivelmente, bem-vindos, entre os participantes.
 
Que ferramentas costumo trazer na minha "mala de apicultor"? O que serve para mim, poderá servir para qualquer um.

 
Uma sovela, um alicate de pontas e um rolo de arame, por exemplo, dão um jeito enorme para aramar quadros velhos.

Serralves sempre nos tratou muito bem, à hora do lanche. Já repararam no meu chapéu afegão? Presente de um amigo!

Ao lanche não pode faltar o mel das colmeias TimberBee!

Os dias de curso nem sempre nos têm brindado com a meteorologia mais adequada a um curso de apicultura! Aqui, foi chegar ao apiário, olhar para as colmeias e voltar para trás.

Assim, houve que improvisar e fazer simulações na sala.

Mesmo com a meteorologia contra nós, na maior parte dos dias do curso (!!!) conseguimos ir ao apiário e abrir um bom número de colmeias, nem que, para tal, tivéssemos que improvisar mais uma aula extra, como aconteceu ontem, em que cada participante teve a oportunidade de abrir e inspecionar uma colmeia, interpretando o que lá se passava. Mas o curso ainda não acabou, pelo que voltaremos ao Apelo da Floresta com mais imagens, em que não faltarão imagens das aulas no apiário!

Sem comentários:

Enviar um comentário