terça-feira, 5 de maio de 2015

E foi assim o 1.º Workshop Avançado de Apicultura com o Harald Hafner, em Paredes

O 1.º Workshop Avançado de Apicultura com o Harald Hafner, em Paredes, foi um evento memorável! Começámos na Quinta-feira, à noite, com o pé direito e com a palestra "Novas tendências da apicultura europeia". Foi uma sessão aberta a todos, e enchemos a sala - o que foi excelente, pois foi das palestras do Harald que mais me agradaram.

Na Sexta-feira (feriado de 1 de Maio), a chuva não parou de cair. Sem problemas: invertemos o calendário e avançámos com o módulo sobre as técnicas de controlo da Varroa  destructor (que nos ocupou o dia todo!).

Já o Sábado brindou-nos com um dia excelente para abrirmos colmeias - e foi isso mesmo que fizemos! Dois apiários completos - um de manhã, outro de tarde.

Com tanta colmeia para abrir, não houve falta de situações para interpretar. Os formandos tiveram a oportunidade de diagnosticar doenças das abelhas; carências alimentares; sinais de enxameação (ténues, nuns casos, evidentes, noutros); problemas causados pela Varroa (invisível); confirmar a presença de uma nova rainha num enxame sem postura (e sem que tivéssemos visto a rainha)...

Para tornar a experiência ainda melhor, este apiário tinha uma das localizações mais agradáveis, das que vi, até à data!

As meninas iam chegando, carregadas de pólen...

Sem luvas! Sem luvas!

E com luvas, outras vez! Para a próxima vez, agradecemos que não batam com a prancheta na colmeia, para sacudir de lá as abelhas!

Ao fim do dia, ainda houve a hipótese de testarmos o novo Oxamat Jumbo, acabadinho de chegar da Alemanha - um vaporizador para tratamento da Varroa destructor, que usa ácido oxálico e que promete grandes avanços no tratamento biológico a este parasita da abelha. Penso que foi a primeira vez que foi usado em Portugal!
Sessão de 3 minutos, e as abelhas não mostraram o mínimo sinal de terem ficado incomodadas.

Foto de grupo! Alguns dos antigos formandos que nos tinham pedido para organizar uma formação deste tipo estiveram lá e, no fim, manifestaram-nos a sua satisfação com a maneira como tudo correu. Os participantes saíram satisfeitos, o formador saiu satisfeito, a organização terminou o dia com um sorriso de orelha a orelha. Obrigado a todos os que contribuíram para tornar este um grande fim-de-semana! :-) 


Sem comentários:

Enviar um comentário