terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A exibição do filme Burt's Buzz e conversa sobre abelhas, em Serralves, na Sexta-feira

Noite de Sexta-feira.
Noite de tempestade - uma boa tempestade!
Noite de Futebol: S.L Benfica - F.C. Porto.
E conseguimos encher a biblioteca de Serralves com uma audiência interessada em assistir à primeira exibição do filme documental Burt's Buzz e à conversa sobre abelhas, apicultura e apicultores que se seguiu.



O filme Burt's Buzz, do realizador canadiano Jody Shapiro, retrata a vida de Burt Chavitz, um pequeno apicultor de uma zona rural do estado americano do Maine que, sem o ter como objective de vida, criou uma multinacional de cosméticos naturais: a Burt's Bees. O facto de se ter tornado milionário não o afastou das suas abelhas, preferindo viver numa pequena propriedade, sem electricidade, rodeado pelos seus animais. Burt, da Burt's Bees, faleceu pouco depois do filme ter estreado, em 2015.


A conversa que se seguiu contou com a Ana Jervis, criadora do Apiário Pedagógico da Quinta Ecológica da Moita, em Aveiro, da Elisabete Alves, do Serviço Educativo da Fundação de Serralves, do Harald Hafner, o apicultor mais conhecido de Portugal, e de mim.


Durante a conversa falámos sobre o documentário, sobre a Burt's Bees, sobre o estilo de vida despretensioso de Burt Shavitz, sobre as suas abelhas... A preocupação com o declínio dos insectos polinizadores foi outro assunto que os presentes não deixaram escaper.
Agradecemos ao realizador Jody Shapiro por toda o apoio que nos presto na organização deste evento. Thanks, Jody!

Sem comentários:

Enviar um comentário