segunda-feira, 31 de março de 2014

Uma TimberBee na BioVilla

Uma das Top Bars saídas da nossa oficina foi dar um passeiozito até à Biovilla, em Palmela, em pleno Parque Natural da Arrábida (a sortuda!). Aliás, esta é uma colmeia viajada, e por sítios interessantes, pois também já se passeou pela Quinta do Luzio, em Sintra, onde muitos de vocês, que por lá passaram, a devem ter visto.
O nosso cliente Telmo Cabral, feliz proprietário desta linda colmeia, deu, no dia 22 de Março, um workshop sobre abelhas, na Biovilla, e escolheu-a para ilustrar o que pode ser feito com uma colmeia deste tipo, em apicultura naturalista.
Parabéns, Telmo, muito obrigado por nos preferires, e muito obrigado pela imagem!
 
Muito interessante, sim Senhor! Estamos com curiosidade de fazer uma visita à Biovilla!

sábado, 29 de março de 2014

TimberBee abraça a Permapicultura

Já há muito tempo que tencionávamos construir algumas colmeias Perone II, a colmeia idealizada por Oscar Perone, pai da Permapicultura, e fazer algumas experiências.
A encomenda do Tiago Lucena, de algumas colmeias deste tipo, deu-nos essa oportunidade.
 
A colmeia Perone II, também conhecida como Perone Áurea, porque, na sua idealização Oscar perone baseou-se na proporção áurea para calcular as suas dimensões.
É constituída por um ninho exclusivamente reservado às abelhas, e 3 alças, que é a parte do apicultor.
(Na imagem, vemos, apenas, o ninho)
 
As colmeias seguiram para a Beira Alta em kit, pois o volume de cada colmeia destas é brutal: 307 litros cada! Nesta imagem, podemos vê-las praticamente completas.
É, talvez, das nossas colmeias mais simples e mais fáceis de montar: caixa cúbica com dimensões 57cm x 57 cm x 57 cm; 3 alças de 12,5 cm x , 57 cm x 57 cm (incluindo as top bars - ripas superiores onde as abelhas fixarão os favos) e um telhado.

O apiário, com colmeias Reversíveis, onde serão instaladas as Perone II. As Reversíveis serão as doadoras de abelhas para as Perone II, que ficarão no seu lugar.

Aqui está um belo quadro de criação, pronto para ser transferido para uma Perone II.

 
 
Desta maneira: fixo com arame sob uma das top bars (ripas superiores) da Perone II.
 
 O Tiago mostra-nos outro quadro, com bastante criação de zãngãos.

 
 
Quadro com alimento...

E uma das Penone II já enxertada com 10 quadros de uma das colmeias Reversíveis.

 
Que ocuparam o centro da colmeia, de modo a que o enxame se possa expandir para os cantos. A imagem mostra-nos as top bars a serem espaçadas. Um bitola de 9 mm seria uma boa ajuda.

A Perone II pronta e fechada, já com o enxame instalado, no local onde se encontrava a Reversível que lhe doou as abelhas. Está preparada para o futuro.
 
 

Pormenor das abelhas, à entrada.
O Tiago prometeu enviar-nos mais imagens, e mais informação sobre este interessante projecto.
Pela nossa parte, o interesse em acompanhar o desenvolvimento deste projecto pioneiro é enorme. Ficamos à espera de mais notícias!
 


sexta-feira, 28 de março de 2014

Mais imagens do Abílio Claro

Quem, que não gostasse mesmo da sua colmeia, tiraria as fotos que o Abílio tirou?

Aqui seguem mais duas, acabadinhas de receber. Como antigo fotógrafo profissional, o que mais aprecio nestas imagens é que o Abílio fez tudo sozinho: enquadrou a imagem, encenou a acção, estudou bem a iluminação, e, ainda por cima, montou a colmeia!
 
 
No caso específico da Top Bar do Abílio, que foi uma encomenda de última hora, a colmeia foi-lhe entregue sem ter sido mergulhada no banho no óleo de linhaça a ferver, pelo que o tratamento da madeira foi mais uma tarefa que coube ao apicultor-artesão!
 
O telhado de madeira, já pronto, a colmeia está quase. As abelhas ainda terão que esperar mais uns dias.
Atrás, pode ver-se um ninho Lusitano TimberBee, saído do workshop de montagem de colmeias na Quinta do Luzio.
Venham mais imagens, Abílio! Valeu!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Montagem de uma Top Bar, por Abílio Claro

Há clientes TimberBee muito orgulhosos das suas TimberBeehives, e o Abílio Claro, que é um deles, enviou-nos estas imagens fantásticas da sua aventura com a montagem de uma Top Bar com janela de observação, que recebeu em kit. As imagens são tão boas, foram tão bem planeadas, que seria um crime não as partilhar aqui. Aí estão elas, para serem admiradas:

A montagem do ninho trapezoidal, com a janela de observação. De notar os orifícios de uma das entradas opcionais traseiras.

A montagem do telhado, em madeira.

O Abílio ainda me contou esta piada: em vez de um tripé, tinha apoiado a máquina fotográfica numa colmeia Lusitana TimberBee :-)

Abílio, obrigado pelas imagens, e ficamos à espera de mais!

quarta-feira, 26 de março de 2014

Montando colmeias TimberBee em Santana, Madeira

Mais um par de imagens, que acabaram de chegar via e-mail, da montagem da Warré e da Top Bar que viajaram até Santana, na Costa Norte da ilha da Madeira. Gostei tanto destas imagens que resolvi repetir a dose!
 
 
Diz a Sofia que foi uma sorte ter o Harald à mão, para ajudar na montagem das colmeias. Aqui, pode ver-se o Harald atarefado a fixar as top bars (ou ripas superiores) num elemento Warré.

E chegou a vez da Top Bar. Primeiro, montar o corpo; depois, instalar o fundo; finalmente, fixar as pernas. Neste caso, o telhado já ia montado.
Bom curso, no fim-de-semana!

terça-feira, 25 de março de 2014

Colmeias TimberBee na Ilha da Madeira

Lentamente, muito lentamente, os produtos TimberBee começam a espalhar-se pelo Mundo - de São Miguel, nos Açores, a Baucau, em Timor-Leste, do Lobito, no Sul de Angola, a Castro Laboreiro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês...
Agora, também podemos gabar-nos de que há colmeias TimberBee na Madeira!
A Sofia Freitas, organizadora do curso de apicultura na Madeira com o Harald Hafner, tinha-nos encomendado uma Top Bar e uma Warré, em kit, de propósito para o curso, e as colmeias lá foram até ao Funchal, de barco, e dali até à costa Norte da ilha.
Hoje, a Sofia e o Harald montaram as colmeias e aqui estão elas, na Pérola do Atlântico, fotografadas com o telemóvel do Harald. Não estão uma beleza?
 
A colmeia Warré em Kit, pronta para a montagem. Algumas partes, como o telhado e o estrado seguiram, já, montadas. Todas as peças tinham, já, a furação feita, e haviam sido mergulhadas em óleo de linhaça a ferver.
 
Warré terminada. Este modelo, com 3 elementos, tem o nosso telhado Eco e estrado anti-varroa performance.
 
Que bela imagem!!! Warré e Top Bar, banhadas pelo sol poente. Penso que esta é uma das mais belas imagens tiradas com colmeias TimberBee até à data. Agora, só falta povoá-las com abelhas madeirenses!
Já agora, será que os pinheiros queimados que aparecem na imagem, ao fundo, não terão algo a ver com os incêndios que varreram a Madeira em 2012?
Boa sorte para o curso, este fim-de-semana!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Algumas novidades TimberBee para 2014

Bom, as novidades vieram e foram e nem, sequer, tivemos tempo para as anunciar.
Uma delas é a Top Bar com janela de observação. Fiz estas imagens, pensando que ia ficar com esta colmeia para mim, mas... zás, lá foi.

Nesta imagem podemos ver a nova Top Bar, junto a uma Top Bar 2013. De notar a janela de observação, tapada. A porta, em madeira, é mantida fechada pelo trambelho. 
Pode ver-se, ainda, um outro melhoramento, que são as entradas traseiras em cada extremidade da colmeia. Por norma, permanecerão fechadas, só sendo usadas quando desejarmos desdobrar o enxame ou transformar a Top Bar num núcleo duplo.


Nesta imagem, a Top Bar com a janela aberta.

Nesta imagem podemos ver uma das paredes internas por detrás do vidro.

Também fizemos algumas Lusitanas e Warrés com janela de observação, mas, essas, nem tempo tivemos para as fotografar.

As asas com que equipamos as nossas Lusitanas, Reversíveis e Langstroth (sim, também já começámos a fazer material Langstroth, sob encomenda, mas, mais uma vez, nem uma única fotografia para mostrar!) também foram alvo de melhoramento, assim como o estrado Performance. Assim que arranjemos tempo para novas imagens, trataremos de arranjar mais tempo para as partilhar.

Boa apicultura!