Uma delas é a Top Bar com janela de observação. Fiz estas imagens, pensando que ia ficar com esta colmeia para mim, mas... zás, lá foi.
Nesta imagem podemos ver a nova Top Bar, junto a uma Top Bar 2013. De notar a janela de observação, tapada. A porta, em madeira, é mantida fechada pelo trambelho.
Pode ver-se, ainda, um outro melhoramento, que são as entradas traseiras em cada extremidade da colmeia. Por norma, permanecerão fechadas, só sendo usadas quando desejarmos desdobrar o enxame ou transformar a Top Bar num núcleo duplo.
Nesta imagem, a Top Bar com a janela aberta.
Nesta imagem podemos ver uma das paredes internas por detrás do vidro.
Também fizemos algumas Lusitanas e Warrés com janela de observação, mas, essas, nem tempo tivemos para as fotografar.
As asas com que equipamos as nossas Lusitanas, Reversíveis e Langstroth (sim, também já começámos a fazer material Langstroth, sob encomenda, mas, mais uma vez, nem uma única fotografia para mostrar!) também foram alvo de melhoramento, assim como o estrado Performance. Assim que arranjemos tempo para novas imagens, trataremos de arranjar mais tempo para as partilhar.
Boa apicultura!
Boas :)
ResponderEliminardescobri este vosso blog e fiquei fã. Já tinha reparado que não escreviam nada desde novembro mas hoje fiquei toda contente por este novo post. Bom trabalho. Muitos anos de Vida a quem estima tanto as abelhas, a floresta. BEM HAJAM
Maria João
Muito, muito obrigado, Maria João. Nem sabe o quanto as suas palavras nos animam. Serão partilhadas por todos quantos contribuem para termos estas lindas colmeias disponíveis para serem colonizadas. E também nos incentivam a sermos mais regulares na comunicação com os nossos clientes e amigos. Valeu! :))
ResponderEliminarOlá novamente
Eliminarsó para deixar escrito que as minhas palavras são muito "poucachinho" para o que vocês merecem com todo o vosso PRECIOSO trabalho.
Obg tbm pelos novos post's ;)
Gostaria de a médio prazo me vir a tornar numa apicultora caseirinha :)
Bem Hajam e Saúde :)
Caríssimo Miguel, é com grande satisfação que assisto à vossa dedicação apícula com o consequente reconhecimento nacional. Sinto-me um privilegiado em trocar informações contigo e ainda em contribuir para a tua expressão "zás.. lá foi!".
ResponderEliminarTermino agradecendo-te a forma como te relacionas com os aspirantes a apicultores (como eu) e como fazes vibrar os apaixonados por esta mui nobre forma de tratar estes bichinhos tão importantes para a humanidade.
Forte abraço.
Décio, foi um prazer ceder-te essa colmeia - não tenho qualquer dúvida que caiu em boas mãos, que será bem estimada, e que as abelhas que nela encontrarem um lar serão abelhas com sorte, por terem um guardião tão bem intencionado. Nós é que agradecemos a vossa visita, e foi um enorme prazer acolher-vos cá em Paredes! Serão sempre bem-vindos!
ResponderEliminarUm abraço!