quarta-feira, 23 de abril de 2014

Como produzir mel em cera virgem numa colmeia convencional

Todos sabemos que a cera que compramos vem, com um grau elevado de certeza, contaminada com acaricidas, herbicidas, fungicidas, insecticidas, antibióticos, e uma boa dose de parafina e um pingo de sebo de porco... esqueci alguma coisa?
E como a cera está caríssima, a tendência do apicultor ou do comerciante de cera é reciclá-la o mais possível. Provavelmente, em cada quilograma de cera que compramos existe uma boa percentagem de cera com muitos anos, que é, ciclicamente, reutilizada, e bem impregnada com resíduos de toda a espécie.
Acontece que a cera é um lípido que absorve e acumula, em perpetuidade, todos estes resíduos, e que, a cada nova reutilização, acumula ainda mais contaminantes.
Por esta razão, prefiro consumir mel de cera virgem que, em Portugal, é difícil de de encontrar. Ainda se pode encontrar algum mel de cortiço - muito pouco, e a um preço bem acima do mel convencional, e é assim que deve ser - mas, pessoalmente, prefiro trabalhar com as minhas colmeias.
E poder controlar a qualidade da cera é uma das razões principais pelas quais as colmeias Top Bar e Warré tanto me agradam.
Mas a nossa colmeia Lusitana também pode ser usada para produzir mel em cera virgem! Como fazer?


O meu interesse é usar de alça quadros novos, que nunca tiveram contacto com cera comercial. Como tal, não quero usar tiras de cera ou pingar cera na ranhura do quadro. Certo, podia fazê-lo com cera da Top Bar, mas o objectivo deste exercício é provar que podemos usar quadros virgens.

A minha técnica consistem em intercalar quadros virgens com quadros já preenchidos com mel. Neste caso, preparo a alça nova, com os espaços intercalados com quadros e sem, e vou retirando quadros preenchidos da alça na colmeia, que vou reposicionando na alça nova.
(E sim, devia ter colocado a alça sobre a prancheta ou o telhado, não fosse a rainha ter subido à alça!)


Os quadros virgens que saem da alça nova preenchem os espaços que foram evacuados na alça na colmeia.


A alça nova é colocada sobre a alça que já se encontrava sobre a colmeia - neste caso, não há necessidade de a colocar sob a alça que já se encontrava na colmeia. A técnica é bastante simples, não incomoda muito as abelhas, e pode ser continuada durante toda a época.


Quadro já preenchido, que já poderia ser recolhido e centrifugado.
Se pretendesse fazer mel escorrido - o que seria, ainda, melhor! - teria usado quadros sem arames.

E se pretendesse fazer mel em favo, teria usado os nossos quadros TimberBee especiais para mel em favo, que fizemos para o Lagar do Mel, no ano passado. Provavelmente ainda vou fazer alguns...

Idealmente, a cera no ninho também deve passar por um processo semelhante, até ser toda substituída por cera virgem. Ainda não foi o caso, mas lá chegaremos!







2 comentários:

  1. Boa tarde Miguel
    Antes de mais não me cansarei de elogiar todo o seu trabalho e divulgação aqui neste seu interessantíssimo blog. Já aqui tinha comentado anteriormente mas desta vez gostaria de lhe perguntar uma coisinha. Desde Março deste ano que estou "em lista de espera" para frequentar um dos cursinhos dados na quinta do luzio em sintra mas infelizmente até agora não tive sorte. Bem, mas o meu pedido seria o de me ajudar a perceber que curso me seria mais "aconselhado" uma vez que sou uma nabiça nesta matéria! não sei literalmente nada sobre abelhas....mas em compensação tenho um fascínio sem fim por estas amigas imprescindíveis à Vida neste Planeta. Gostaria muito de um dia poder vir a ser uma apicultora do mais simples que houver num tipo de apicultura desenvolvida o máximo naturalista. Desculpe este extenso comentário. Aguardo ansiosamente por suas notícias e dicas preciosas :) Meu mail é: loboorion@gmail.com. Muito Grata e muita Saúde e Felicidades para a sua Vida. Maria João.

    ResponderEliminar
  2. Maria João, agradeço a sua amabilidade e peço desculpa por, só agora, lhe dar resposta. Fizemos férias à Internet durante uns tempos! Vou responder-lhe através do e-mail que deixou acima. Felicidades!

    ResponderEliminar