Em portugal, medimos os apicultores por tudo, menos pelo que realmente interessaria, que é o quanto cada apicultor contribui para a conservação das abelhas e dos ecossistemas que as suportam (e a nós, humanos!).
A ser medido pela quantidade de picadas num só dia, ou só na cara, ontem subi uns quantos lugares no ranking do apicultor português, ou, então, no ranking da teimosia e da estupidez. Seguramente, o meu record pessoal de picadas sofridas num só dia, ou só na cara, foi batido, e por larga margem. Cerca de 20 picadas na cara (a contar pelas abelhas feridas de morte - depois da picada - que encontrei no interior da máscara, quando a tirei) e acima de 50 picadas, no total.
E como é que isto aconteceu?
Ontem estive a ajudar um dos nossos alunos, com as suas abelhas - caixas Lusitanas, fortíssimas - e a minha máscara abriu-se um bocado. Havia trabalho para fazer (e não era pouco), eu sou teimoso (talvez um pouco estúpido, também ), e apetecia-me tudo menos parar e ir reparar o problema (eu disse que sou um pouco estúpido - talvez não seja pouco!). De modo que, apesar das picadas que se sucediam, era para andar para frente.
A outra explicação é que estou habituado a trabalhar com Top Bar, onde as abelhas raramente sentem vontade de picar...
Este foi o resultado. - picadas no sobrolho, lábio inferior, lábio superior, queixo, garganta, maçã de Adão, nuca, pulsos, braços, mãos, dedos... foi cá uma destas tareias!
Podia chatear-me com as abelhas? Não, elas estavam, apenas, a defender o enxame de um intruso. Nós é que estávamos a perturbar o seu trabalho, e a sua tranquilidade.
O nível de adrenalina foi intenso!
Dizem que a apitoxina, em pequenas doses, faz bem ao organismo - ao menos, isso!
Apesar de tudo, acreditem, foi um dia muito agradável! Depois de ter passado 30 anos a pensar que era alérgico à picada de abelha, agora é altura de me vingar!
Um abraço a todos, e boas picadas!
Estás lindo.
ResponderEliminarOh... é de coragem!
ResponderEliminarUma das asneiras clássicas! Working with bees 1x1! Tás lindo mesmo :-)
ResponderEliminarCaramba Miguel... Agora é vais ficar completamente apaixonado pela apicultura :-)
ResponderEliminarAinda consegui reconhecer-te, Miguel, vá lá :) as melhoras rápidas !
ResponderEliminarDa próxima vez que o vir, espero reconhecê-lo.
ResponderEliminar