quarta-feira, 16 de abril de 2014

Levei cá uma destas tareias!!!

Como se mede um apicultor em Portugal? Pelo número de enxames? Pela quantidade de mel que produz? Pela quantidade de picadas que leva?
Em portugal, medimos os apicultores por tudo, menos pelo que realmente interessaria, que é o quanto cada apicultor contribui para a conservação das abelhas e dos ecossistemas que as suportam (e a nós, humanos!).
A ser medido pela quantidade de picadas num só dia, ou só na cara, ontem subi uns quantos lugares no ranking do apicultor português, ou, então, no ranking da teimosia e da estupidez. Seguramente, o meu record pessoal de picadas sofridas num só dia, ou só na cara, foi batido, e por larga margem. Cerca de 20 picadas na cara (a contar pelas abelhas feridas de morte - depois da picada - que encontrei no interior da máscara, quando a tirei) e acima de 50 picadas, no total.
E como é que isto aconteceu?
Ontem estive a ajudar um dos nossos alunos, com as suas abelhas - caixas Lusitanas, fortíssimas - e a minha máscara abriu-se um bocado. Havia trabalho para fazer (e não era pouco), eu sou teimoso (talvez um pouco estúpido, também ), e apetecia-me tudo menos parar e ir reparar o problema (eu disse que sou um pouco estúpido - talvez não seja pouco!). De modo que, apesar das picadas que se sucediam, era para andar para frente.
A outra explicação é que estou habituado a trabalhar com Top Bar, onde as abelhas raramente sentem vontade de picar...


Este foi o resultado. - picadas no sobrolho, lábio inferior, lábio superior, queixo, garganta, maçã de Adão, nuca, pulsos, braços, mãos, dedos... foi cá uma destas tareias!
Podia chatear-me com as abelhas? Não, elas estavam, apenas, a defender o enxame de um intruso. Nós é que estávamos a perturbar o seu trabalho, e a sua tranquilidade.
O nível de adrenalina foi intenso!
Dizem que a apitoxina, em pequenas doses, faz bem ao organismo - ao menos, isso! 
Apesar de tudo, acreditem, foi um dia muito agradável! Depois de ter passado 30 anos a pensar que era alérgico à picada de abelha, agora é altura de me vingar!
Um abraço a todos, e boas picadas! 

6 comentários: