terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A colmeia Perone II na TimberBee

Volta e meia aparece alguém a perguntar se lhe podemos construir uma colmeia que sai, um bocado, do normal.
Nós gostamos de desafios, e  havendo oportunidade, e estando, o cliente, disposto a recompensar, justamente, o nosso trabalho, abraçamos esses projectos e temos dado origem a peças verdadeiramente surpreendentes.
Sabíamos que era uma questão de tempo até aparecer alguém a perguntar se lhe podemos construir uma colmeia Perone II. Essa primeira encomenda foi o início de uma relação entre a TimberBee e a colmeia idealizada pelo apicultor argentino Oscar Perone, criador do conceito de Permapicultura.
Têm sido várias, então, as colmeias Perone II que têm saído da TimberBee.


A colmeia Perone II, segundo as especificações de Oscar Perone. A colmeia divide-se em duas partes: o ninho, ou parte das abelhas, e as 3 alças superiores, que deverão ser a única parte da colmeia intervencionada pelo apicultor. 
As dimensões interiores da parte reservada às abelhas são 57 cm de largura, por 57 cm de profundidade, por por 57 cm de altura, gerando um volume de 185,2 L.
As dimensões interiores da parte do apicultor são 57 cm de largura, por 57 cm de profundidade, por por 30 cm de altura, gerando um volume de 97,5 L.
Volume total = 282,7 L.
Na imagem podemos ver uma entrada inferior e outra superior, situada na primeira alça. Para quem está habituado à entrada das nossas colmeias convencionais (Lusitana, Reversível, Langstroth), com 38 cm de largura por 2,5 cm de altura, as entradas de uma colmeia Perone, com 5 cm de largura por 9 mm de altura, especialmente tendo em consideração que um dos objectivos desta colmeia  é albergar enxames extremamente grandes, podem parecer demasiadamente pequenas!
Em alguns casos, a encomenda vinha com a especificação que a entrada deveria ter dimensões bastante superiores!
A entrada superior, a propósito, destina-se a ser a entrada principal das abelhas enquanto estão a construir o enxame. Enquanto o enxame se encontra numa fase de crescimento, a construir os favos a partir das ripas superiores, torna-se mais prático para as abelhas usarem esta entrada superior e chegarem mais rapidamente ao enxame. A partir do momento em que o ninho se encontra preenchido, praticamente até ao fundo, começa a fazer sentido que as abelhas comecem a usar, também, a entrada inferior.
Tendo em consideração que o enxame pode demorar 2 anos até preencher o ninho, só então passando a encher as alças com mel, é minha opinião que não há necessidade de termos as alças colocadas na colmeia desde o início, e, como tal, talvez faça sentido que a entrada superior se situe na parte superior do ninho.


Nesta imagem podemos ver o topo da alça superior da colmeia Perone II. Conta com 16 ripas superiores, enquanto o ninho conta com 17! A partir destas ripas, as abelhas construirão, integralmente, os seus favos.
No fundo, tal como a Warré, a colmeia Perone II é uma colmeia Top Bar vertical. Simplesmente, esta tem dimensões colossais!
Segundo Oscar Perone, o enxame de dimensões colossais que vive numa colmeia deste tipo poderá gerar, num volume de alças de 97,5 L, mais de 100 Kg de mel numa época.
 
E falando em dimensões colossais, nesta imagem podemos ver uma colmeia Perone II junto a um núcleo Lusitano. Boa comparação, ou não?

É com grande expectativa que esperamos notícias dos enxames albergados em colmeias Perone II. Queremos saber como passaram o Inverno, e como evoluirão durante a nova época! Que resultados produzirá a Permapicultura em Portugal?

Uma nota: na TimberBee, por norma, não fazemos stock de colmeias Perone II, mas trataremos de as construir com a maior brevidade possível, depois da chegada de uma encomenda.

Sem comentários:

Enviar um comentário