segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Os novos núcleos Lusitano e Reversível TimberBee

Não é que sejam acabadinhos de criar - na verdade, nasceram este Verão, e alguns já andam por aí, a albergar enxames que irão produzir muito mel no próximo ano, mas só agora é que os estamos a anunciar.
Porquê só agora? Bom, o tempo para me sentar à frente do computador e trabalhar no site, no blog e no Facebbok da TimberBee tem sido escasso!

A grande vantagem dos novos núcleos TimberBee é a sua versatilidade: podem ser utilizados para "engordar enxames" e como núcleos porta-enxames.

O núcleo Reversível e o núcleo Lusitano, lado a lado. De notar as entradas fechadas, com a porta metálica inox, perfurada, e o telhado Eco, que se fixa à colmeia através de molas de pressão.
A altura é superior à do núcleo anterior em 2,5 cm, para facilitar a introdução de enxames nus.

Vista do telhado Eco e prancheta de agasalho, com visor plástico branco.

A colmeia, aberta.

O telhado Eco e o interior do núcleo.

Vista do interior da colmeia, com os orifícios inferior e frontal, para ventilação.

O fundo consiste num painel de pinho, maciço, com uma abertura para ventilação. O painel é aparafusado ao corpo, para maior rigidez. Dois pés elevam o núcleo do solo.

O núcleo é feito, integralmente, em madeira de pinho com 2 centímetros de espessura, proporcionando maior leveza, relativamente aos núcleos convencionais.
Paralelamente, as asas (ou pegas) permitem-nos segurar o núcleo junto ao nosso corpo, exigindo menos esforço, da nossa parte, e facilitando o transporte.
A pega protege a abertura superior (para ventilação e eliminação da humidade no interior da colmeia) e a entrada da chuva.
A entrada é fechada por uma placa de aço inox perfurado, que também serve como tábua de voo.

Estes núcleos são fruto de uma evolução que contou com a colaboração de muitos apicultores que muito respeitamos. Como sempre, a opinião dos nossos clientes é tida na maior consideração, e é graças à sua valiosa colaboração que a TimberBee tem o enorme prazer de apresentar mais duas peças de que muito se orgulha. Muito obrigados a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário